Vila Belga

Ver as fotos

Nossa avaliação

A Vila Belga é composta por casarios que constituíam nas moradias dos ferroviários. Próxima à Gare que precisa ser restaurada, a Vila foi tombada e teve suas características preservadas - tanto no calçamento das ruas, quanto na fachada das casas. Nos dias de brique reúne grande número de visitantes, artistas e artesões que se distribuem pelas ruas em bancas que oferecem de tudo um pouco. Também é possível visitar a casa do azulejo onde, além de peças antigas das cerâmicas, é possível encontrar móveis restaurados. Vale a visita!


Porque é bom visitar?

  • Pontos turísticos e de interesse
  • Pontos de interesse


Avaliações

4 Baseado em 276 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrelas

-
“Bonito, mas precisa de cuidados”

-
“Passado, presente e futuro”

pamellarigoli - junho de 2018
Bonito, mas precisa de cuidados

O lugar é realmente muito bonito, com casinhas bem parecidas, coloridas e antigas. Existem algumas placas com explicação e a história do lugar, porém muitas estão pichadas ou quebradas, sendo impossivel ler.

monteribas - novembro de 2018
Passado, presente e futuro

A Vila Belga faz parte do núcleo identitário de Santa Maria e merece ser, cada vez mais, preservada e transformada em fator de desenvolvimento de um turismo cultural, histórico e sustentável. Merecia mais apoio do poder público e dos empresários.

VitorB104 - novembro de 2018
História da cidade.

A Vila Belga concentra um pedaço importante de Santa Maria: a Santa Maria ferroviária. O conjunto residencial poderia estar melhor - mas já existem grandes iniciativas (como o Brique, uma galeria de arte) e acredito que, em breve, estará melhor aproveitado.

adilcao - setembro de 2018
LOCAL HISTÓRICO

Ótimo lugar que revive a história da ferrovia e dos trabalhadores da rede ferroviária na região central de Santa Maria, que foi o maior centro de movimentação de trens do estado e um dos maiores do país.

IanM5190 - setembro de 2018
Ambiente sossegado

É um local a céu aberto. Em dias de sol forte, recomendo proteger-se (quem tiver pele sensível). Para conseguir-se boas fotos, seria importante visitar cedo no dia (antes das 9h30min) e depois das 16h, por causa da posição do sol em relação ao horizonte. Entretanto,...

Jéssica A - setembro de 2018
Arquitetura histórica

casas construídas para as famílias dos trabalhadores da ferrovia inspiradas no período da Belle Époque.

Joana D - setembro de 2018
Adorável!

Lugar amável, poderia ser mais explorado turísticamente... inclusive, se fosse feito bares e restaurantes. Vale a pena passar pelo local.

Beto824 - julho de 2018
Romantico

Moro em Santa maria a 30 anos, e não me canso de visitar este local, construido para abrigar os trabalhadores da rede ferroviaria nacional, possui ruas com calçamento, bem iluminado a noite, com suas casas preservadas, é mesmo um lugar romantico, valçe a pena visitar,

ananel2017 - maio de 2018
O lugar é muito lindo, mas ultimamente perigoso, pois ocorrem assaltos.

As pessoas que não conhecem encontrarão um lugar bonito, que remete ao passado da cidade de Santa Maria RS. Ali acontece um Bric, uma vez por mês, e se pode encontrar um comercio variado e muito interessante. Nesses dias, em função da grande circulação de...

HiramN7 - agosto de 2018
primeiro conjunto habitacional do Brasil.

Construida para abrigar os funcionários da implantação da viação férrea no interior da Rio Grande do Sul, é um conjunto arquitetônico bem conservado, mantendo as características originais, tem também atividades artísticas permanentes como a escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan e o brique da Vila...