Museu do Homem do Nordeste

Ver as fotos

Detalhes

O Museu do Homem do Nordeste – Muhne – é um órgão federal (vinculado à Fundação Joaquim Nabuco/Ministério da Educação), que reúne acervos que revelam a pluralidade das culturas negras, indígenas e brancas desde nossas origens até os diferentes desdobramentos e misturas que formam o que hoje é chamado genericamente de cultura brasileira. Esses acervos servem de suporte para construir narrativas que estão traduzidas em exposições etnográficas e exposições de arte, assim como em ações educativas de mediação cultural e em diferentes eventos que compõem a programação cultural do museu. O Muhne nasceu em 1979, da fusão de três outros museus: o Museu de Antropologia (1961-1978), o Museu de Arte Popular (1955-1978) e o Museu do Açúcar (1963-1978). Seu acervo é composto de coleções caracterizadas pela heterogeneidade e variedade, desde objetos provenientes das casas das famílias dos senhores de engenhos, até objetos simples, de uso cotidiano das famílias pobres. No acervo também estão presentes coleções de arte popular, de brinquedos populares, vestuários e instrumentos das festas populares, objetos dos povos indígenas e muitos outros que revelam a diversidade cultural de nossa sociedade. O Muhne, assim como outros museus, é um espaço de extrema riqueza para a formação educacional, cultural e cidadã. É um lugar de Memória Social que estimula reflexões sobre os modos como as pessoas pensam sobre sua própria identidade e sobre outras identidades constitutivas da sociedade brasileira contemporânea. Por isso, o Muhne, através de seus projetos e ações, busca a interação com diversos grupos sociais, com a intenção de contribuir para dar visibilidade à diversidade de identidades, visões de mundo e modos de vida presentes na sociedade brasileira. Comprometido com uma museologia social, voltada para os sujeitos, para as pessoas, as exposições que o Muhne realiza são acompanhadas por atividades educativas de mediação cultural, debates, seminários e outras ações, com o objetivo de estabelecer um espaço de discussão democrática e polifônica, construído no diálogo entre os campos das ciências sociais, das artes, da comunicação, do design, da ciência, da religião e da filosofia. E é dessa forma que o Muhne busca contribuir para a construção do entendimento entre os diferentes grupos sociais, baseado no reconhecimento da diversidade cultural que constitui a sociedade brasileira e na possibilidade de superação das desigualdades sociais pela busca da equidade e dos direitos da cidadania para todos, indistintamente. Com um olho no passado e outro no presente para trabalhar cooperativamente, junto com outros atores sociais, na construção e disseminação de uma cultura democrática e de paz.

Porque é bom visitar?

  • Museus
  • Museus especializados


Horários para Visita

Dia Horário
Ter - Sex 08:30 - 17:00
Sáb - Dom 13:00 - 17:00

Avaliações

4.5 Baseado em 199 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrelas

-
“Um dos melhores do Recife”

-
“visito sempre o museu Homem do nordeste”

rodneybezerra - dezembro de 2018
Um dos melhores do Recife

Museu pequeno mas muito agradável, com informações importantes sobre a cultura nordestina, especialmente os movimentos migratórios. Vale a visita.

DenisetripBr - dezembro de 2018
Péssimo tratamento

Estava no meio da visita a área de exposição interna do Museu, o horário era 15h40 e um homem e dois seguranças praticamente me expusaram do local! Grosseiramente me mandaram sair pq resolveram fechar as portas antes do horário, que seria 17h, por conta do...

edyrocha - setembro de 2018
visito sempre o museu Homem do nordeste

é muito bom fazer uma visita ao museu homem do nordeste, um lugar para voltar no tempo, conhecer a historia do nordeste e seu povo, eu recomendo, ja levei meus alunos para visitar o museu, ja fiz palestras la.

arraialnovotur - agosto de 2018
Local completo da cultura Pernambucana

Tudo que encontramos tem nesse lugar, fala da cultura em geral, raça, religião, calasse social, tudo que teve e tem em nossa colonização, riqueza em tudo, local para ser visitado por todas as idades, sem igual.

naydef2017 - outubro de 2018
Um pouco da vida do homem nordestino

Este museu está localizado na zona norte do Recife num bairro residencial. Esta avenida é muito movimentada, porém não é perigosa. A visitação a este museu é bastante interessante para quem quer conhecer um pouco da cultura do Nordeste. Entre muitas coisas notáveis tem um...

Ana Cristina L - outubro de 2018
Vale a pena !

O museu e realmente muito encantador visitamos com 8 pessoas todas ficaram encantadas de varias idades ! Uma pena o calor que estava dentro o ar condicionado estava fraco fomos enformados que a verbo do governo foi cortada em grande parte , triste isto .

jos_fl_vioa - setembro de 2018
Interessante

Museu pequeno, mas bem cuidado e com boas informações sobre o homem do sertão. Não explora muito esse universo, mas traz algumas informações de forma a cativar a atenção das crianças. Entrada gratuita. No terceiro domingo de cada mês tem o Museu para as Crianças,...

MaiaJunior - junho de 2018
CULTURA E CONHECIMENTO

Acervo de excelente qualidade, abrangendo as manifestações culturais e religiosas do nordeste brasileiro.

Joao J - junho de 2018
Passeio de domingo

Local sempre tem peças de teatro, show e atrações culturais, muito bom para levar os pequenos e desfrutar de toda essa cultura. Indicado sem medo de errar.

_kvacmr - julho de 2018
EXCELENTE MUSEU!!!!

Excelente em todos os aspectos: atendimento, limpeza, organização, acervo. O interior do museu é muito bem cuidado com iluminação adequada, climatização, quantidade de obras divididas por temas e com interatividade. Parabéns à FUNDAJ!!!