Basílica de Santo Antônio de Pádua

Ver as fotos

Detalhes

Basílica Santo Antônio de Pádua Devido ao crescimento da cidade foi necessária a construção de uma nova igreja, e foi assim, que sob intenso trabalho de Monsenhor Nazareno Maggi, idealizador da Basílica, iniciaram-se, em 1950, as obras da então Matriz de Santo Antônio. As previsões de custo assustaram os católicos e para arrecadar fundos foram feitas várias campanhas na época. A pintura da igreja ficou a cargo dos irmãos italianos Pedro e Uldorico Gentilli, havendo também a participação do pintor e restaurador, Alberto Ettore Gobbo. Pedro Gentilli começou a trabalhar em 1961 e acabou falecendo envenenado pela tinta que usava em 8 de agosto de 1968. Adoeceu quando pintava o quadro da morte de São José, que foi mantido inacabado. A obra da pintura da igreja continuou com seu irmão Uldorico Gentilli, que terminou o trabalho em 1972. Em 22 de abril de 1972 falece Monsenhor Maggi sem ver totalmente pronto o projeto que dedicou toda sua vida. Os retoques finais da igreja foram concluídos em 1977. Santuário No dia 13 de junho de 2013, Dia do Padroeiro e feriado municipal, a Matriz foi elevada ao grau de Santuário Diocesano de Santo Antônio de Pádua, o nono dedicado ao Santo no Brasil. A Missa de Elevação foi presidida pelo Bispo Diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC. Basílica Exatamente um ano após ser decretada Santuário os fiéis receberam a notícia da elevação ao grau de Basílica menor, mais alto posto que uma Igreja pode alcançar. Em tempo inédito de análise e aprovação, pouco mais de um mês, o decreto de criação foi assinado pelo Papa Francisco no dia 30 de maio de 2014 e apresentado no dia 13 de junho de 2014 pelo Bispo Diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC. A Missa de Instalação da Basílica ocorreu no dia 30 de novembro de 2014 sendo presidida pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo Arcebispo de Campinas, Dom Aírton José dos Santos, por Dom Vilson, pelos Bispos de Bragança Paulista, Dom Dom Sergio Aparecido Colombo, e de Almenára Dom José Carlos Brandão Cabral, pelo Reitor da Basílica, Padre Leandro Ricardo, Padres, Diáconos e Seminaristas da Diocese. Cerca de 5 mil fiéis acompanharam a leitura do Decreto de Criação da Basílica e a entrada dos símbolos que vão ficar perenemente expostos no altar: um tintinabulo e uma umbela, lembrando a todos que ali se encontra a ‘Casa do Papa’, pois agora a Igreja de Americana passa a ser uma extensão do Vaticano. Arquitetura A Basílica é a maior igreja da Diocese de Limeira e a maior do estilo neoclássico do Brasil. Tem 22 metros de altura, 80 metros de comprimento e 30 metros de largura. Sua cúpula tem 50 metros de circunferência e seu piso se estende por 42 metros. A igreja tem forma de cruz latina, com cinco naves e transepto com cúpula sobre o cruzeiro. A fachada é formada por seis colunas que sustentam a torre.

Nossa avaliação

Alçada recentemente à qualidade de Basílica, a antiga Igreja de Santo Antonio, chamada na cidade de Matriz Nova realmente é impressionante. Imponente, muito bem construída e conservada, é um prazer aos olhos pelas suas pinturas, vitrais, pé direito elevado. Tudo de bom. No mês de junho e julho, ferve de gente com a tradicionalíssima quermesse, que leva milhares de pessoas aos seus salões.


Porque é bom visitar?

  • Pontos turísticos e de interesse
  • Obras arquitetônicas
  • Igrejas e catedrais
  • Pontos de interesse


Avaliações

4.5 Baseado em 296 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrelas

-
“Pra quem é católico vai se encantar”

-
“Igreja Maravilhosa”

ManoelG97 - novembro de 2018
Pra quem é católico vai se encantar

Não sei falar sobre o lado lado arrisco da igreja. Porém é um local que vai encantar tanto religiosos como não religiosos pela obra de arte que é a basílica.

Carla G - novembro de 2018
Igreja Maravilhosa

É um lugar fantástico! Vale a pena ir visitar independente da religião, pois são muitos detalhes a serem observados na arquitetura

Edson S - outubro de 2018
Igreja Matriz

Com grandes dimensões impressiona a ornamentação interna, com pintura no teto e estatuas. Estacionamento anexo pago, ou na rua com estacionamento rotativo por cartões.

WilsonSilveira - julho de 2018
Arquitetura riquíssima

Ótimo lugar para se buscar paz e tranquilidade além de poder observar a lindas gravuras e projeto arquitetônico

Moisés P - julho de 2018
Festa do Padroeiro

Ambiente Excelente! Quermesse tipo “interior” perfeita, Boa Comida, Bebida, Música, Atrações, Bingo, Etc.

Rodrigo D - setembro de 2018
Lindo Local

Basílica fica no centro da cidade, um lugar maravilhoso e cheio de paz, vale muito a pena conhecer o local quem vem a Americana.

Luiz Henrique A - setembro de 2018
Arquitetura fantástica

A igreja é muito bonita, por fora já possui um prédio imponente, mas é por dentro que se encontra toda sua beleza, com belos vitrais, lustres imponentes, um teto cor de ouro cheio de belas imagens. Enfim, vale a pena dar uma olhada

Walker O - agosto de 2018
Agradável!

Igreja linda no centro de Americana/SP. Pinturas maravilhosas e arquitetura deslumbrante. Vale a pena uma visita.

lucioas - janeiro de 2018
Pinturas dos Gentilli

Basílica grandiosa para o tamanho da cidade. Muito bonita. As pinturas da assinadas pelo pai do Danilo Gentili.

valkirialima - setembro de 2017
Maravilhoso

Arquitetura lindíssima! Lugar cheio de paz e da presença de DEUS. Conta com placas contando a história e além disso, possui uma livraria onde o atendimento é íncrivel, todos os funcionários são muitissimos atenciosos!