Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora

Ver as fotos

Nossa avaliação

A arquitetura da igreja mescla estilo neogótico com arcos em estilo mourisco e colunas clássicas, porém, os arcos formam uma espécie de "ferradura", característica do árabe. É o estilo Bossan. Uma escada em cantaria faz o acesso principal. A portada, também em cantaria, contém a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. No frontispício do Santuário, há um bloco único de mármore no qual estão as armas da Basílica Vaticana. O campanário único e central na fachada principal, com quatro sinos acionados eletronicamente, marca o eixo de simetria. Nas fachadas laterais se repetem os mesmos elementos decorativos, onde se destacam as janelas com vitrais.<br> <br>O altar-mor é de mármore de Carrara. Inclusive, foi empregado o mármore Pi, próprio para escultura. Quem observa os detalhes vê a delicadeza da obra. Maria Auxiliadora, que está sobre ele, devia ficar num esplêndido dossel, todo ele de mármore de Carrara, porém, Maria foi colocada num arco provisório na década de 50; o dossel de fino mármore ficaria para depois. Só que este depois ficou até hoje. <br><br>A imagem de Maria Auxiliadora que está no altar-mor é a mesma que ficou por muitos anos, na antiga capela interna do Colégio. Toda de madeira, foi encomendada em Munique, Alemanha, pelo Pe. Borghino, primeiro Diretor do Colégio Santa Rosa.<br><br>A Sacristia é ampla e espaçosa e vale a visita. Notável é o móvel que lá existe. Está dividido em três partes. Uma delas consiste de oratórios, como ricos genuflexórios e assentos. No móvel, guardam-se os objetos para o culto. Foi feito nas Escolas Profissionais de Bom Retiro, São Paulo<br><br>A planta da basílica tem a forma de cruz latina, formada pela nave, pela capela-mor e pelas duas capelas laterais uma de Dom Bosco, fundador da Ordem Salesiana e a outra do Sagrado Coração de Jesus. O transepto é coroado por uma cúpula, construída posteriormente, o que contribuiu para que a igreja fosse elevada à condição de basílica pelo Papa Pio XII. Nas naves laterais se distribuem mais de oito altares de cada lado, encimados por dupla de vitrais.<br><br>O grande destaque da Basílica Nossa Senhora Auxiliadora fica por conta do magnífico órgão - o maior da América Latina e o quinto do mundo. Foi idealizado pelo padre Virginio Fistarol e construído na cidade de Cremona, Itália. Possui 11.130 tubos, com cinco teclados manuais e um pedaleiro de 32 notas e 134 registros. Sua inauguração, que se deu em 15 de abril de 1956, contou com a presença de um dos maiores organistas, o maestro Ângelo Germani, primeiro organista da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Grande Órgão está localizado no coro, o Órgão Eco e o Órgão Coral ladeiam o altar-mor.


Porque é bom visitar?

  • Pontos turísticos e de interesse
  • Igrejas e catedrais


Avaliações

4.5 Baseado em 122 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrelas

-
“Vale a visita!!!!”

-
“Linda!”

Ruyter D - setembro de 2018
Vale a visita!!!!

Uma das igrejas mais bonitas que conheci. Tem uma arquitetura singular e extremamente superintendente. Muito linda mesmo.

anacarollinio - julho de 2018
Linda!

Igreja muito linda, como moro perto sempre vou fazer uma visita. Muito agradável! Recomendo a visita

Graça B - maio de 2018
Igreja LInda

Para mim uma das mais bonitas Igrejas de Niterói. É uma basílica, que tem um dos maiores órgãos da América Latina.

VaneivaC - maio de 2017
Onde casei

Igreja muito bonita por fora e por dentro. Possui um órgão lindo com um som maravilhoso. Foi onde casei. Acho que está em reforma atualmente.

Milton F - janeiro de 2018
Igreja Católica

A Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora tradicional em Niterói, localizada no Bairro de Santa Rosa, também abriga o Colégio Salesiano. A Igreja é muito linda.

dimaik - junho de 2017
MAS LINDA E MAIOR IGREJA DE NITERÓI

Essa igreja pertence ao tradicional colégio Saleciano mas tradicional colégio da cidade .Ela é linda e a maior da cidade , muito bem conservada , uma verdadeira obra de arte . Vale a pena a visita

FelipeSeS - agosto de 2017
Para quem gosta de igrejas

Bem mantida, imponente, na região de Santa Rosa é só o que se tem pra ver. Cuidado com o horário pois o trânsito pode estar insuportável.

Fabio P - dezembro de 2016
Um belo local para se visitar, independentemente da religião

É um bom lugar para se visitar. É Igreja Católica, mas é muito interessante de se visitar e conhecer.

crmigliati - abril de 2017
Linda mas fechada em boa parte

Um pecado. A Basílica é muito linda. Totalmente pintada na cor gelo, se torna mega imponente. Só um absurdo permanecer fechada e abrir tão somente para os horários de missas. Ora, trata-se de igreja, portanto, um lugar de oração e, ainda uma cidade turística. Uma...

Teresa Maria P - março de 2017
muito bonita com um órgão maravilhoso

Igreja recém reformada administrada pelo colégio salesiano, muito bem cuidada, patrimônio histórico da cidade, com um órgão que é unico no Brasil.