Bairro da Liberdade

Ver as fotos

Nossa avaliação

Comecei a trabalhar na Liberdade em 1982 e andei pelas ruas desse bairro, diariamente, até 1994. Foram 12 anos de descobertas de vielas e lojas. Onde encontrar ventarolas japonesas? Onde comprar tamancos japoneses de madeira - gueta -? Onde almoçar por um preço justo?<br>Depois de 1994 voltava para comprar arroz e temperos japoneses, doces e ingredientes para preparar uma refeição tipicamente japonesa, então voltei a rodar as mercearias com muito mais produtos importados que antigamente e comprar balas de leite ou de melancia ou de melão, além dos chicletes de caixinhas com sabor de morango.<br>Todas as ruas — só para citar um exemplo, a Rua Galvão Bueno — são enfeitadas com luminárias que remetem ao oriente e ajudam a criar o ambiente, mas não se engane, a Liberdade é história também: a praça era local de enforcamento de escravos; a existência de um cemitério para indigentes e enforcados em um terreno entre as ruas Galvão Bueno, Glória e Estudantes. Na rua dos Aflitos há uma capela minúscula — Capela Nossa Senhora dos Aflitos — que só se consegue assistir à missa do lado de fora e deveria ser tombada pelo Patrimônio Histórico, já que foi construída por volta 1774 e sofre o risco de cair, já que varios “puxadinhos” dos prédios e lojas foram construídos e abalaram a estrutura da dita capela.<br>Há também o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, onde você pode experienciará um pouco da vida dos primeiros japoneses em terras tupiniquins.<br>Seja você um paulistano ou um turista, acredito que a Liberdade possa oferecer algumas horas de prazer culinário ou consumista. Nas próprias lojas do bairro ou na feira de artesanato e culinária que acontece nos finais de semana...<br>


Porque é bom visitar?

  • Pontos turísticos e de interesse
  • Bairros


Avaliações

4.5 Baseado em 11235 avaliações
5 estrelas
4 estrelas
3 estrelas
2 estrelas
1 estrelas

Viviane V - dezembro de 2018
Passeio, compras e boa comida

Excelente passeio pela tradição japonesa. Boas compras e almoço delicioso no restaurante Hong He (este Chinês).

osvaldoalves - dezembro de 2018
Lindo e Irresistível

Lojas maravilhosas com diversas alternativas de compras da cozinha, objetos da cultura oriental. Ruas bonitas com decorações estilo japonesa.

johnathancosta - dezembro de 2018
Achei o bairro bonito

O bairro da liberdade é muito bonito, é oriental, tem vários japoneses, diversas opções de comida. Vale a pena conhecer o local e degustar da culinária local.

barbara1801 - setembro de 2018
Passeio bacana, mas cuidado com a multidão

O bairro da Liberdade é incrível, diferente de tudo que já visitei em São Paulo. As barraquinhas da feira oferecem diferentes tipos de comida asiática e artesanatos interessantes. Ao redor, lojinhas vendem produtos nacionais e importados de diversos tipos e faixas de preço, é impossível...

Aldelayne - fevereiro de 2018
Um lugar para comprar lembrancinhas

O bairro é encantador, muitas coisinhas interessantes à venda, muita opção de comida e vários pontos interessantes para fotografar.

76t_marar - dezembro de 2018
Amo esse bairro

Amo passear aos domingos, porém é bastante cheio. Muitos atrativos, arquitetura estilo japonesa, muitos restaurantes japoneses e a galeria. sempre quando vou a SP tenho que ir um dia lá. O bairro possui um local (na ponte) onde possui barracas com varios tipos de comidas...

246alel - dezembro de 2018
O Japão no Brasil, mas podia ser melhor.

Na parte comercial você encontra de tudo que o Japão e seus vizinhos tem: gastronomia, arte, cultura... mas é uma pena que lá também reflete o que está acontecendo com todo o centro velho de São Paulo. Sujeira nas ruas, calçadas esburacadas e degradação do...

GiBalsan - setembro de 2018
Pedacinho do Japão

O Bairro da Liberdade é um pedacinho do Japão em SP. Uma variedade enorme de produtos e comidas de origem japonesa. Fui em um sábado e aproveitei a feira de comidinhas. Um delícia. Vale a pena conhecer.

djanec2018 - dezembro de 2018
Passeio

Semáforo em japonês Lojas com japoneses Escritos em japonês #se sentindo no Japão Meu filho adorou! E eu também! Muitas comidinhas típicas...Vale a pena!

Mirian-Viel - dezembro de 2018
Vale a pena a visita

Sou suspeita, mas gosto muito desse bairro em SP. Lojas e restaurantes diferentes do resto da cidade! Fácil acesso pelo metro. Se estiver de passagem por São Paulo, não deixe de visitar e aproveite para almoçar ou jantar por lá!